A Central Semafórica da Prefeitura de Mogi das Cruzes foi destaque ontem, durante a reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, realizada em Jundiaí, no interior de São Paulo, que termina nesta sexta-feira. A iniciativa foi apresentada durante a sessão técnica sobre Centralização Semafórica.
O projeto da Prefeitura de Mogi das Cruzes foi apresentado pelo diretor de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes, Júlio Augusto Ferreira. A mesa temática foi comandada pelo diretor de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Jundiaí, Rogério Alves dos Santos, e teve a participação diretor de Sinalização da CET São Paulo, Sérgio Torrecillas, do presidente da EMDEC e Secretário Municipal de Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, e de convidados de empresas que atuam no setor.
"A Central Semafórica é um recurso que otimiza o trabalho de engenharia de tráfego e das equipes de sinalização, já que permite o acompanhamento em tempo real do funcionamento dos equipamentos, bem como a alteração na programação, em caso de necessidade, para garantia de uma melhor fluidez do trânsito", afirmou o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, que também participa da reunião como coordenador regional do Fórum Paulista.
Em Mogi, a Central Semafórica funciona nas dependências da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) e é integrada com outros serviços ligados à Secretaria de Transportes, como o projeto Barreira Eletrônica, o acompanhamento do sistema de transporte coletivo e da fiscalização eletrônica, além do atendimento telefônico. Também há uma integração com o trabalho das câmeras de monitoramento da Sala de Situação da Ciemp, operadas pela Guarda Municipal.