A Secretaria de Saúde de Suzano realiza a partir de hoje testes rápidos de HIV e sífilis, orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e distribuição de preservativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Essas ações tiveram início ontem na Praça João Pessoa e agora serão descentralizadas para os bairros.
O objetivo da prefeitura é atingir o público mais vulnerável, levando ao conhecimento das comunidades distantes os riscos e a importância da detecção da doença e o tratamento precoce. "Esse é um serviço essencial e o Poder Público está empenhado em agir com base na prevenção, atuando diretamente com a população que mais carece de informação sobre a doença", comentou o secretário-adjunto de Saúde, Romero Lima.
Atualmente, Suzano tem 823 portadores de HIV, sendo que 424 fazem tratamento no SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento). A gerente do departamento de saúde, Marcia Regina Mendes, lembra que a administração municipal periodicamente realiza ações desse tipo na cidade. Em dezembro do ano passado, todas as unidades de saúde fizeram um mutirão de testagens de HIV em referência ao Dia Mundial de Combate à Aids.
"Tivemos uma campanha bastante positiva. Muitas pessoas foram aos postos de saúde fazer o exame rápido e nosso trabalho de orientação foi bem executado pelas equipes. Nossa meta agora é atingir um grande público nas UBSs, uma vez que a temporada de Carnaval exige um cuidado maior, atenção redobrada e uma orientação ampla por parte do Poder Público", disse.
Os casos detectados de HIV são encaminhados para o SAE/CTA, onde os pacientes têm consulta com médico infectologista e começam a receber os medicamentos para o controle da carga viral. Os infectados com a bactéria da sífilis recebem os medicamentos e acompanhamento nas próprias UBSs mais próximas da casa do paciente.