As obras de construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), na Vila São Francisco, estão 20% concluídas. As próximas etapas da construção incluem a troca da rede elétrica e hidráulica, além da implantação do revestimento. O serviço será instalado no prédio que abrigava a Casa da Criança e a expectativa é que as obras sejam entregues no fim de agosto. A Prefeitura de Mogi das Cruzes investirá R$ 699.477,11 para a reforma e adequação do imóvel.
A instalação do CAPS AD no município é uma reivindicação antiga da população. O secretário municipal de Obras, Claudio de Faria Rodrigues, informou que os trabalhos foram iniciados em dezembro e devem ser entregues no dia 27 de agosto. "Será realizada uma reforma geral interna, com a adequação de ambientes. As paredes já foram demolidas e, no momento, estamos trabalhando na inserção de um novo layout interno. As próximas fases da obra compreendem o acabamento, como o revestimento, azulejos, além da substituição da parte elétrica e hidráulica", esclareceu.
O imóvel possui pouco mais de 1,8 mil metros quadrados de área, com espaço para sanitários, cozinha, refeitório e lavanderia. "Serão seis dormitórios com dimensão de 12 metros quadrados cada. Eles terão banheiro com lavatório, bacia e chuveiro", acrescentou Rodrigues.
O CAPS AD terá ainda uma área administrativa com sala de reuniões, recepção, posto de enfermagem e aplicação de medicamentos. Os pacientes serão atendidos em três salas, além de terem à disposição, duas salas para atividades coletivas e espaço para convivência e atividades em grupo. O prédio também contará com sanitários acessíveis, previsto por lei. O secretário ressaltou que, por se tratar de um imóvel grande, não foi preciso ampliar o espaço, apenas reformá-lo.
A Secretaria Municipal de Saúde explicou que "o Caps AD é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. O Caps AD 24 horas realiza acompanhamento clínico e a reinserção dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários". Ao lado do prédio está sendo erguida uma unidade de acolhimento.