A Prefeitura de Mogi das Cruzes está com uma licitação aberta para a aquisição de 10 mil repelentes. O objetivo é complementar o trabalho preventivo, iniciado pela Secretaria Municipal de Saúde em dezembro do ano passado. Trata-se da distribuição gratuita dos produtos para gestantes que fazem pré-natal na rede pública por meio do programa Mãe Mogiana.
De acordo com a secretaria, "a nova compra é uma previsão para reposição do estoque". Isso porque para a realização da ação a administração já havia adquirido uma quantia de 10 mil repelentes.
Ainda segundo a Secretaria, deste total, cerca de 4 mil já foram distribuídos para as mães mogianas por meio do Sistema Integrado de Saúde (SIS). A previsão é de que para o novo lote também sejam investidos cerca de R$ 200 mil, o mesmo valor necessário na primeira compra. No entanto, o montante poderá sofrer alterações dependendo do resultado do processo licitatório.
O atendimento às gestantes no município inclui ainda o programa Alô Mãe Mogiana. Por meio do telefone 0800-770-2555, as futuras mamães podem registrar reclamações ou sanar dúvidas sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O serviço é feito por enfermeiras obstetras que prestam esclarecimentos gerais sobre a gestação, amamentação e agora também sobre zika vírus, microcefalia e uso de repelentes pelas grávidas.
Mutirão
Será realizado hoje no município um grande mutirão contra o mosquito Aedes aegypti. A ação faz parte de um amplo trabalho realizado desde o ano passado para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika Vírus.
Na ocasião, das 8h30 às 13 horas, serão feitos trabalhos de limpeza nas praças públicas, Parque Centenário, Parque Leon Feffer e Botyra Camorin Gatti, cemitérios, centros esportivos e canteiros de obras.
Simultaneamente a isso a operação Cata-Tranqueira passará pelos bairros do Rodeio, Mogilar, Jardim Maricá e Nova Mogilar recolhendo materiais inservíveis, como restos de móveis, entulhos, colchões velhos, entre outros.