A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes está "devolvendo" pacientes da região que buscam atendimento no município. Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, a medida está sendo tomada para poder atender aos mogianos. Um levantamento realizado pela pasta identificou que, 673 pessoas das 2,5 mil que buscaram consultas com especialistas, forneceram endereço de Mogi mesmo não morando no município.Segundo Cusatis, alguns mogianos estão vendendo contas de consumo para que moradores de outras cidades possam ser atendidos em Mogi. A informação foi divulgada durante balanço dos quatro anos da Unidade Clínica Ambulatorial (Unica).
O secretário esclareceu que a equipe é orientada a encaminhar os pacientes de fora de Mogi para as secretarias municipais de origem. Cusatis afirmou que o sistema é adotado nos casos de atendimento com especialistas, no entanto, nas situações de emergência as pessoas continuam sendo atendidas. Ele ressaltou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rodeio recebe um número expressivo de pacientes de cidades do Alto Tietê, como Biritiba Mirim e Ferraz de Vasconcelos.
O levantamento indicou que, no período de quatro meses, 26% dos pacientes que declararam morar em Mogi, na verdade eram da outras cidades.
O secretário disse que grande parte destes casos acaba chegando ao Unica, em Jundiapeba. "Nesta auditória pegamos 2,5 mil guias de encaminhamento. Com o mapa, ligamos para os pacientes para agendar consultas ou exames, com um olhar mais crítico e, em alguns casos, notamos que paciente forneciam endereço da rua Barão de Jaceguai, por exemplo, mas com telefone de Suzano", disse.
Cusatis informou que nos casos comprovados estas pessoas são encaminhadas para as secretarias municipais de origem. "Temos que cuidar da fila dos mogianos. As secretarias dos outros municípios têm vaga no AME e no Luzia, e elas tem que brigar por isto, pois estas são unidades regionais. Se estão precisando de vagas, é preciso reivindicar nestes locais", acrescentou.
O secretário afirmou que a qualidade da saúde de Mogi contribui para a migração de pacientes. "Já pegamos um paciente de São Bernardo do Campo que fez biópsia no Unica", contou.