O prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB), participou da reunião do Comitê Municipal de Combate à Dengue ontem e determinou a intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Mutirão de limpeza, Operação Cata-Treco, visita casa a casa e a adaptação da legislação municipal para a entrada dos agentes em terrenos particulares e residências que podem trazer potencial perigo de proliferação, são algumas das medidas previstas para serem adotadas. 
Dentro dessa programação, no dia 20 deste mês haverá o "Dia D" de combate ao mosquito. A atividade será comandada pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio das demais pastas da gestão municipal, e prevê uma ação preventiva de orientação na Praça Padre João Álvares, a partir das 9 horas. O objetivo é chamar a atenção da população para o problema. 
"Combater o mosquito Aedes não é um problema meu, nem seu; é um problema nosso. É fundamental a participação de toda a população nesse processo, para que não tenhamos novos casos no nosso município. Estamos mobilizando todas as secretarias, já fizemos a contratação de 32 novos agentes comunitários de saúde, faremos visitas, estamos verificando a legislação e vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que a doença não se alastre em Itaquá", disse o prefeito.
Na cidade foram confirmados, até o momento, dois casos importados (de Alagoas e Pernambuco) de chikungunya. Até a tarde de ontem, a Vigilância Epidemiológica divulgou a confirmação de dois casos de dengue, sendo um positivo autóctone e outro importado. Não houve registros de zika.