A vereadora de Poá Jeruza Lisboa Pacheco Reis oficializou a filiação ao partido Democratas (DEM), na manhã de ontem, com o objetivo de buscar oportunidades para se lançar pré-candidata a prefeita na próxima eleição. O evento contou com a presença do deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira, que é líder da legenda na Assembleia Legislativa. A solenidade aconteceu na Câmara.
Jeruza desfiliou-se do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), no qual afirma não ter espaço para crescer na política. "A entrada no DEM é para ter essa possibilidade, abrir esse caminho e ter esse espaço que eu não tinha mais no PTB", disse. "Encerro um ciclo no PTB com muita gratidão e muito carinho. Estou saindo pela porta da frente, deixando um canal de diálogo aberto, mas inicio um outro que julgo ser um pouco mais amadurecido e importante para a trajetória política como vereadora de segundo mandato", destacou a parlamentar.
Sobre quem seria o seu vice-prefeito, segundo a democrata, ainda é cedo para decidir e anunciar, mas durante o evento os vereadores Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, e Deneval Dias do Nascimento (PRB) posaram juntos com Jeruza e Estevam nas fotos, deixando "no ar" a dúvida de um deles ser o possível escolhido.
A democrata lembrou sua trajetória como vereadora de Poá nos dois mandatos, destacando os projetos que deu andamento, como por exemplo a extinção da cadeia feminina, que ela afirmou ser um legado deixado para o município. Jeruza também recordou sua participação na última eleição, em que concorreu ao cargo de deputada estadual. "Nas eleições passadas obtive quase 9 mil votos em Poá e 14 mil em todo o Estado. Em respeito a todas essas pessoas que acreditaram em mim, vou continuar dando algo e oferecendo uma política no âmbito das ideias", disse.
Questionada sobre a bandeira de sua campanha eleitoral, a política comentou sobre o que chamou de "preconceito velado" que sofreu por ser mulher enquanto esteve no PTB e comentou sobre alguns projetos que gostaria de dar andamento na cidade. "O DEM é o único partido que não teve esse preconceito. Pelo contrário, se despiu do preconceito para me abrigar e me acolher. Então acredito que temos que fazer esse enfrentamento", afirmou.
O deputado Estevam Galvão também se posicionou sobre a filiação da parlamentar ao DEM. "A Jeruza é uma candidata com a cara de Poá. A cidade até que é bem administrada, mas tem alguns pontos, por exemplo, como problemas de enchente, que é gravíssimo", avaliou.