A queda de arrecadação dos impostos, sentida nos últimos meses no município, obrigou a Prefeitura de Mogi das Cruzes a revogar a licitação que compraria tablets para as escolas da rede municipal. Ao todo, a administração municipal investiria R$ 2,7 milhões com a aquisição dos equipamentos, além de outros aparelhos como roteador e armário para carregamento dos tablets. O aviso de revogação foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, "ainda não há previsão para a retomada do edital". Os equipamentos seriam direcionados para atender as unidades escolares que não contam com uma sala de informática fixa. De acordo com a pasta, a licitação previa a aquisição de 1.325 classmates. O aparelho é um netbook que tem a possibilidade de ser convertido em tablet, para facilitar o manuseio por parte dos estudantes. 
Os equipamentos seriam utilizados pela Secretaria Municipal de Educação no Programa de Tecnologia Educacional (PTE). A iniciativa atende, atualmente, 72 escolas municipais, além de outros departamentos da pasta. O projeto conta com 66 orientadores de informática e, segundo a secretaria, "o programa promove ações para o desenvolvimento de atividades junto aos professores e cursos para a comunidade".
Os tablets seriam utilizados pelos estudante em um novo projeto desenvolvido pelo PTE. A secretaria esclareceu que "os equipamentos ficariam nas escolas para uso dos professores com alunos, no ambiente escolar. Esta modalidade atenderia as escolas que não tem uma sala de informática fixa e também as unidades com maior número de alunos". 
A Secretaria Municipal de Educação divulgou que o investimento de R$ 2,7 milhões seria utilizado para a aquisição dos mais de 1,3 mil tablets, além de outros equipamentos que acompanham os classmates dos alunos, como roteador.