A Prefeitura de Itaquaquecetuba lançou nesta semana a 3ª fase da campanha "Mulheres contra Aids". A ação é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Assistência Especializado em HIV/DST/Aids, e que visa à prevenção e o combate a doenças sexualmente transmissíveis.
Por meio de um display, a campanha tem como proposta a distribuição de preservativos (feminino e masculino) em grande escala em pontos de ampla circulação. Desde terça-feira o material está no Tabelião Del Guércio - Cartório de Notas e Protesto onde deve ficar até o dia 12 deste mês.
No dia 15, o display será levado para uma das três estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) do município. O hall da prefeitura e os outros locais que estão sendo analisados também devem receber os preservativos ao longo da campanha.
"A prevenção é o caminho para evitar qualquer doença, sou médico e sei a importância disso, por essa razão invisto em campanhas para que a população tenha acesso e saiba como evitar qualquer contaminação. Só com essa iniciativa distribuímos mais de 300 mil preservativos no ano passado. Representantes do governo do Estado estiveram em nosso município e elogiaram o nosso trabalho.", comentou o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB).
Dados do Ministério da Saúde mostram que em 1987, quando começou a pesquisa com mulheres, a proporção era de 14 homens para uma mulher com Aids. Hoje, a cada dois homens, uma mulher é infectada. Segundo a secretária de Políticas para Mulheres, Fabiana Cunha Fernandes da Costa, a escolha do tema se explica com a importância da mulher no enfrentamento a doença.