A Câmara Técnica de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) vai solicitar apoio do governo do Estado para combater os criadouros do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.
A decisão foi tomada ontem, durante a 4ª Reunião Ordinária dos secretários de Saúde do Alto Tietê. Anteontem, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência internacional em saúde pública devido ao aumento de casos de microcefalia e doenças neurológicas e à suspeita de ligação desses eventos com o zika vírus.
O coordenador da câmara técnica e secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Marcello Cusatis, explicou que o grupo de trabalho vai solicitar informações a respeito dos kits utilizados no exame de sorologia de dengue, pois o Instituto Adolfo Lutz, responsável pela confirmação dos casos, lançou um comunicado anteontem às prefeituras informando estar com dificuldades em adquirir o material, o que atrasaria o resultado dos exames.
A câmara também pedirá informações sobre o encaminhamento de inseticidas e larvicidas aos agentes municipais de combate aos criadouros. Segundo os secretários, a entrega do material está em atraso de até 20 dias e, para algumas cidades, é enviada uma quantidade menor do que a solicitada.
Outra medida é a solicitação de servidores da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para atuar na busca e combate aos criadouros do mosquito e visitas de orientação. 
Pauta de solicitações
Os secretários também atualizaram a pauta com as principais solicitações regionais que serão discutidas com o secretário de Estado da Saúde, David Uip. No setor de hemodiálise, a câmara técnica vai pedir informações sobre a expansão do serviço na cidade de Itaquaquecetuba, que precisa de recursos para o custeio de mais dez vagas, e a abertura do serviço no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos.
Em relação à ortopedia, o grupo de trabalho vai sugerir o envio de recursos para a Santa Casa de Mogi das Cruzes para a realização de procedimentos ortopédicos de média e baixa complexidade. 
Os secretários pretendem ainda solicitar a data de início dos serviços de oncologia no Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi, mais leitos em obstetrícia e UTI neonatal para a região, três mil exames laboratoriais mensais para Salesópolis, além de uma verba para reforma e custeio de leitos na Santa Casa do município.