Na primeira sessão do ano da Câmara Municipal, que será realizada hoje, sete projetos devem ser deliberados pelo Legislativo. Tradicionalmente, esta sessão é acompanhada pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que aproveitará a ocasião para falar sobre o programa Avança Mogi, que pretende investir R$ 1 bilhão em obras na cidade, especialmente na área de mobilidade, até o fim de 2016. A sessão ordinária da Câmara Municipal é realizada a partir das 15 horas. Ela será transmitida online pelo site do Legislativo e pelo canal digital 60.2 da televisão aberta.
Durante a primeira sessão do ano, as comissões permanentes, que atuarão ao longo do ano, serão eleitas. Ao todo, são 14 grupos formados para discutir e defender diversos assuntos. Os membros que vão compor cada comissão já foram escolhidos com antecedência e os nomes devem ser confirmados na tarde de hoje.
Entre os projetos que devem entrar para deliberação nesta terça-feira, está a proposta de autoria de Bertaiolli que firma um convênio entre a cidade e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para o programa Pró-Polos. De acordo com a proposta, o projeto prevê a criação de miniterminais que facilitem o embarque dos passageiros. O vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) apresentará um projeto de lei, que obriga clínicas veterinárias e petshops a manterem um médico veterinário responsável.
A sessão deve contar ainda com dois projetos para nomear ruas do município. O vereador Juliano Abe (PSD) vai apresentar uma proposta para tornar a Associação do Casarão do Chá de utilidade pública. A entidade é responsável pela conservação do prédio histórico localizado no bairro do Cocuera.
O vereador Marcos Furlan (PV) também vai apresentar um projeto para que a cidade passe a contar com a "Semana de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele". O parlamentar é autor ainda do projeto de decreto legislativo que propõe a concessão de título de cidadão mogiano ao jogador do time de basquete de Mogi/Helbor, Guilherme Filipin Alves Pereira. (L.N.)