Os 21 vereadores que compõem a Câmara de Suzano apresentaram 120 projetos individualmente ao longo do ano de 2015. Enquanto o parlamentar Ari Serafim Barbosa (PCdoB), o Ari do Posto, liderou o ranking dos representantes com mais proposituras colocadas em votação (18), o pastor Valdomiro Francisco (PSC) não apresentou sequer uma, assim como praticamente não utilizou a tribuna, sendo o menos atuante.
Conforme levantamento da Secretaria de Câmara, além do vereador, apenas parlamentares suplentes fecharam o ano sem projetos para melhorar a cidade. Com apenas uma propositura protocolada em um ano de trabalho estão André Marcos de Abreu (PR), o Pacola, e Zaqueu Rangel (PSDB), seguidos por Quitéria David (PT) e Vanderli Ferreira Dourado (PT), o Derli do PT, com dois cada.
Em segundo lugar com mais projetos aprovados está Bento Moura (DEM), o Russo, com nove. Em seguida aparecem Cláudio Anzai (PSDB) e Valmir Calixto Damasceno (SD), com oito cada, e Alceu Matias Cardos (PRB), e o presidente da Câmara, Denis Cláudio da Silva (DEM), com sete.
Além de apresentar projetos, os vereadores devem participar das sessões semanais onde as proposituras são votadas. O uso da tribuna para discussão de problemas e sugestões para a cidade é livre, sendo que a oposição foi a que aproveitou melhor esse recurso. A base governista pouco falou ou defendeu o governo do prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) em 2015.
Também ao longo do ano foram apresentados 3.097 requerimentos, sendo o vereador Russo o campeão nesse quesito (774), e 1.270 indicações, com o parlamentar Ari do Posto liderando o ranking (679).
Executivo
Nos últimos 12 meses, a Prefeitura de Suzano apresentou 41 projetos, sendo grande parte deles em regime de urgência, o que incomodou bastante os vereadores de oposição, uma vez que muitas vezes eles sequer tiveram tempo de ler as proposituras antes que as mesmas fossem votadas.