O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) reduziu em até 66% a incidência de problemas nos materiais usados nos serviços de ligação de água e substituição de hidrômetros graças à implantação, no ano passado, da área de Especificação de Materiais, que utiliza um sistema de inspeção de recebimento e de gerenciamento dos suprimentos do almoxarifado, além da exigência para que os fornecedores cumpram regras específicas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Medidas adotadas com o intuito de garantir à autarquia municipal as melhores aquisições de produtos.
A queda de 2/3 dos problemas foi alcançada em novembro. "Na inspeção, verificamos se todas as especificações foram cumpridas. Se não, devolvemos o produto e recebemos um novo, dentro das normas. Isso reduz o impacto nos serviços e também nos custos", explica o diretor administrativo do Semae, Robson dos Santos.
A autarquia firmou contrato com a ABNT para acesso a uma coleção de normas, incluindo as da Organização Internacional de Padronização (ISO), que atendem a toda a área de atuação do Semae. Além disso, a estrutura de cadastro da área de especificação de materiais foi remodelada, tornando o registro mais claro e alinhado às regras nacionais e internacionais em vigência.
"Essas modificações dão o suporte necessário para que o setor de Suprimentos e Compras prossiga com as aquisições de forma a atender às necessidades da autarquia com a maior qualidade possível", afirma o diretor.
"Com a área de inspeção, temos a garantia de que o que foi especificado e licitado está sendo entregue conforme o edital, incluindo inspeções em fábrica e ensaios homologados", completa Santos. Com isso, o Semae garante a qualidade dos materiais instalados durante as obras e manutenções, diminuindo as perdas de água e a necessidade de retrabalho.
Planejamento 
O novo método está sendo implantado de forma gradativa. O próximo passo é adotar um sistema de rastreabilidade. "Quando uma peça apresentar problemas, por exemplo, poderemos localizar onde foram utilizadas unidades do mesmo lote e, com isso, fazer uma espécie de recall interno e se necessário substituir as peças já utilizadas", detalha.
"O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos é uma das boas práticas de mercado que temos hoje em dia e que dão resultado. Com este método, vamos agregando valor ao serviço oferecido, com qualidade e agilidade", conclui o diretor.