O governo federal liberou um recurso de R$ 300 mil para que o projeto executivo da Rota Acessível seja contratado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes.
A iniciativa visa à adaptação das principais ruas da região central da cidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Para que a licitação seja aberta é necessário que a Caixa Econômica Federal repasse o investimento para a administração municipal. O secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, informou que ainda não existe um prazo para que o valor seja encaminhado ao município.
O envio do recurso é a primeira etapa para que as obras de acessibilidade sejam efetivadas na região central. Com o projeto executivo concluído, a Prefeitura poderá pleitear mais recursos para executar as melhorias necessárias.
Ao todo, seis rotas foram estabelecidas para serem incluídas no projeto. De acordo com o Xiol, a empresa que vencer a licitação, que será aberta em breve, vai apontar quais melhorias precisam ser feitas em cada trecho das ruas. "Estamos apenas esperando a liberação da Caixa. A Rota Acessível consiste em fazer um projeto que crie condições para que qualquer pessoa com algum problema de mobilidade ou simplesmente alguém que esteja com um carrinho de bebê tenha condições de transitar na interligação de vários pontos, como no terminal de ônibus", esclareceu.
Rotas
As rotas traçadas pela Prefeitura tem pouco mais de 15 quilômetros de extensão. O projeto vai apontar, por exemplo, a necessidade de implantação de semáforos sonoros, guias rebaixadas e alargamento de calçadas. (L.N)