A Prefeitura de Itaquaquecetuba, juntamente com representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), se reuniu ontem com moradores dos bairros Vila Japão, Jardim Fiorello e Vila Sônia para apresentar e explicar como está o processo do projeto que irá desassorear e limpar o Rio Tietê na cidade.
Segundo o DAEE, falta apenas a anuência de alguns proprietários e as licenças da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) liberando as áreas onde serão colocados, de forma temporária, os dejetos retirados do rio.
Entre os moradores, o sentimento é de que finalmente o problema das enchentes poderá ser minimizado. Para a moradora da Vila Japão há 36 anos, Cristiane Venâncio do Canto, essa é a primeira vez em Itaquá que se toma uma atitude concreta em relação aos problemas dos bairros. "Durante anos fiz abaixo-assinados, fotos, denúncias e nunca obtive resposta. Desta vez tenho esperança que essa obra seja feita", disse a munícipe.
Outra ação da prefeitura para combater os alagamentos foi cobrar da MRS Logística S.A. e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a limpeza dos dutos que passam sob a linha férrea da cidade.
Segundo o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB), essas ações visam evitar enchentes constantes que acontecem principalmente no túnel conhecido popularmente como "buraco do Gibi", local embaixo da linha de trem utilizada pela MRS. "Esse é mais um passo que estamos dando para minimizar os problemas dos alagamentos na cidade. Essa limpeza nos dutos é de extrema importância e é uma ação que tem que ser feita o quanto antes", disse o prefeito.
Está agendada para o dia 26 uma vistoria nos bairros Tipoia, Aracaré, Vila Japão e Vila Sônia. Após essa inspeção será feita a limpeza da tubulação para melhorar a vazão de água.