As empresas de telefonia lideraram o ranking de reclamações do Procon de Mogi das Cruzes no ano passado. Em 2015, das cinco primeiras colocadas, três eram do setor de telecomunicações, totalizando 1.354 queixas. O grupo Claro recebeu 646 reclamações, e ficou com a primeira posição do levantamento. O segundo lugar foi ocupado pelo grupo Vivo/Telefônica com 517 queixas. A Tim aparece na quinta colocação com 191 críticas.
Os principais motivos das reclamações registradas pelo Procon são: cobrança indevida, serviço não fornecido e vício de qualidade. No caso da Claro, 85,31% das situações foram solucionadas, a Vivo/Telefônica resolveu 87,92% dos problemas e a Tim solucionou 88,68% das reclamações.
A dona de casa Tamiko Zandomai, de 68 anos, é uma das mogianas que sofre com problemas relacionados à prestação de serviço de empresas de telefonia. Ela afirmou que os moradores do bairro Cidade Jardim convivem há mais de 20 dias sem sinal de celular da operadora Tim. A dona de casa contou que a situação tem afetado toda a rotina do local. "Faz uns 25 dias que estamos sem sinal de celular da Tim. O problema ocorre em todo o bairro. Fica muito dificil se comunicar nesta situação. Temos que ir até Brás Cubas para conseguir utilizar o celular", criticou.
A doméstica Maria da Salete de Souza, 55, mora na rua Doutor Miguel Trandafilov e também reclama da falta de sinal. "Esta situação é horrível. Apenas quando chegamos ao centro da cidade é que conseguimos ligar para alguém. É preciso se deslocar para outros locais para conseguir usar o celular, o que não deveria ocorrer, pois o aparelho tinha que pegar em qualquer lugar", conta.
Segundo ela, o marido tem vários médicos especialistas agendados. "Se ligarem não temos como atender. Não existe nenhum sinal, principalmente nos telefones mais simples. No bairro todos estão com o mesmo problema. Cheguei a mandar mensagem para a operadora, mas ninguém respondeu", disse.
Os interessados em registrar reclamações podem recorrer ao Procon de Mogi, que funciona em três pontos: no prédio sede da administração municipal (avenida Narciso Yague Guimarães, 277, Centro Cívico), na unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de Brás Cubas (rua Capitão Francisco de Almeida, 47) e no Centro Integrado de Cidadania (CIC) de Jundiapeba (Alameda Santo Ângelo, s/nº). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.
Resposta
Por meio de nota, a operadora Tim informou que "devido ao furto de equipamentos de transmissão em Mogi das Cruzes, os clientes podem ter enfrentado dificuldades para realizar e receber chamadas e fazer uso de dados pelo celular. A operadora lamenta o ocorrido e informa que já iniciou a reposição dos materiais. A previsão de restabelecimento dos serviços é até amanhã (hoje)."