Os 18 conselheiros eleitos para o mandato 2016/2020 nos Conselhos Tutelares de Mogi das Cruzes tomaram posse ontem. Deste total, oito são titulares e dez são suplentes. A cerimônia foi realizada no Theatro Vasques.
Os novos membros já passarão a atuar a partir da próxima segunda-feira.
A escolha dos empossados se deu, pela primeira vez, por meio de eleição aberta, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no dia 4 de outubro de 2015.
De acordo com a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, dois dos eleitos são alvos de denúncias, que resultaram em inquérito civil e processo administrativo de sindicância, impedindo a posse.
Desta forma, dois suplentes assumiram os cargos, embora permaneçam na lista de suplentes até a decisão final. "A medida foi tomada por meio de uma deliberação do CMDCA", explica.
Com o objetivo de capacitar os conselheiros para que possam desempenhar da melhor forma a função para qual foram eleitos, a Secretaria Municipal de Assistência Social fará, a partir da próxima segunda-feira, uma acolhida aos novos membros, seguida por um processo de capacitação.
Desta forma, até 13 de janeiro, os conselheiros receberão orientações básicas de recursos humanos, além de uma introdução à política de assistência social simplificada e de proteção social básica. Além disso, receberão conhecimentos específicos sobre o trabalho que vão desenvolver.