Dados divulgados pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) revelam que o Serviço Central de Proteção ao Crédito encontra-se atualmente com 28.412 inadimplentes. Isso representa uma dívida atual estimada em R$ 13,7 milhões. Ao todo são 21.639 consumidores negativados e com restrições de crédito no município.
Ainda segundo o levantamento, os números estão um pouco mais baixos que os registrados no início deste semestre. Na ocasião, 22.500 consumidores estavam com restrições de créditos devido à falta de pagamento de compras efetuadas na cidade. Já a inadimplência contava com 29.680 dívidas inscritas, o que representava um prejuízo de cerca de R$ 14,2 milhões para o comércio.
O cadastro do SCPC fica ativo por um período de cinco anos e uma mesma pessoa pode ter várias dívidas pendentes, por isso, o número de débitos é maior do que o de inadimplentes.
Com o objetivo de reduzir a lista de consumidores inadimplentes e, principalmente, ajudar as empresas a recuperarem o dinheiro parado, a ACMC pretende inaugurar ainda este mês o Programa de Recuperação de Crédito do SCPC. A iniciativa será permanente e terá como foco o consumidor que está negativado no SCPC.
A previsão era de que o serviço entrasse em funcionamento no último dia 30, mas, segundo a associação, "por questões técnicas envolvendo o sistema eletrônico, o programa ainda não foi iniciado". A expectativa é concluir as adequações ainda dentro deste mês.
A ACMC mantém um balcão de atendimento do SCPC onde, diariamente, os consumidores podem efetuar consultas sobre o cadastro de inadimplência e ter conhecimento dos comércios que fizeram a inscrição de dívidas. Segundo o último balanço, por dia, cerca de 180 pessoas passam pelo balcão do órgão em busca de informações sobre os débitos e como liquidá-los.