A retirada das barracas dos ambulantes que ainda trabalhavam na avenida Major Pinheiro Fróes e na praça da avenida Vereador João Batista Fittipaldi, no Parque Maria Helena, em Suzano, já reflete no movimento de consumidores e de lojistas dentro do Centro de Compras Popular, localizado em frente à estação de trem. Segundo os comerciantes que possuem boxes, as vendas começaram a crescer e a expectativa é que aumentem ainda mais até o Natal, na próxima semana.
O Dat esteve no shopping popular ontem e conferiu que mais boxes foram ocupados desde a inauguração, que aconteceu em agosto. Os corredores também estavam mais movimentados, para alegria dos lojistas, que se queixam bastante das vendas, normalmente abaixo do esperado.
Alguns ambulantes que trabalhavam até o início da semana na praça da avenida Vereador João Batista Fittipaldi já estavam instalados ontem no Centro de Compras, que tem mais de 40 boxes ocupados. "Aqui é melhor para todos nós. Ontem eu consegui vender R$ 100 e hoje, até o almoço, já foi mais R$ 50. Acho que aos poucos as coisas vão melhorando", explicou o vendedor João Batista, que ainda acertava alguns detalhes do seu box.
Com uma loja maior, já que adquiriu três boxes, Pedro Roberto ainda não está satisfeito com as vendas, mas disse que agora não há mais opção, já que na rua não é mais possível comercializar seus produtos. "Só nos resta apostar tudo aqui e trabalhar. Agora é tudo ou nada. Acredito que o Natal vá ajudar um pouco", destacou.
Para Luzinete Viana da Silva, que também possui um box no espaço, a retirada das antigas barracas da rua e limpeza do entorno da estação foi boa para os comerciantes. "Não é justo eles venderem o mesmo produto, só que mais barato na rua. Nós temos que pagar o aluguel aqui, temos nossos compromissos e essa concorrência não pode existir", declarou.
Remoção
As barracas dos ambulantes foram retiradas das ruas na madrugada da última segunda-feira. De acordo com a Secretaria de Assuntos Urbanos, a medida foi necessária para garantir a higiene pública, uma vez que o local já acumulava grande quantidade de ratos, animais peçonhentos e até focos do mosquito da dengue.
"A ação foi feita para reorganizar a passagem dos pedestres que utilizam o terminal de ônibus e a estação de trem, além de acabarmos com a poluição visual, trazendo assim mais segurança e melhores condições de convivência em todo o entorno", afirmou a secretária Carmen Lúcia Lorente, a Carminha.