O fim de ano é um período marcado por comemorações em todas as regiões do Brasil. E para aproveitar as festividades com segurança e tranquilidade, a EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, recomenda à população alguns cuidados adicionais, especialmente com relação aos fogos de artifício e as ligações provisórias de energia.
Para que a virada do ano e os espetáculos de luzes ocorram sem nenhum risco, a concessionária alerta que todo artefato deve ser manuseado longe de fios.
No caso de festas de rua, a empresa reforça as regras e prazos para quem deseja solicitar a ligação provisória de energia: comparecer na agência de atendimento da EDP e apresentar documento original com foto, CPF, memorial descritivo de carga elétrica, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) expedida por profissional habilitado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), e telefone de contato.
Caso o pedido seja feito em nome de terceiro, o solicitante terá de apresentar procuração registrada em cartório. Importante destacar que, em todos municípios, são exigidos alvarás e autorizações das prefeituras de cada cidade.
Os prazos de ligação podem variar de acordo com a carga solicitada e com o local da instalação.
Caso não haja a necessidade de obras de extensão ou reforço na rede, a ligação pode ser feita em até cinco dias úteis na área urbana ou sete dias em área rural. Se for preciso fazer intervenções estruturais, a concessionária irá emitir um orçamento detalhando os prazos necessários.
Os custos da energia elétrica serão cobrados do solicitante de forma antecipada, bem como das eventuais obras quando necessárias (instalação e retirada da rede).
Para a ligação, o consumidor tem que realizar a montagem do padrão de entrada, conforme as normas técnicas disponíveis no www.edp.com.br ou em qualquer agência de atendimento presencial. Com a regularização, o cliente tem como garantia a qualidade e segurança no fornecimento de energia.
A EDP ainda lembra que os ativos da rede, como postes e cabos, são patrimônio da distribuidora e não podem ser utilizados para fixar decorações.
Além disso, a instalação de aparelhos elétricos em áreas externas, como geladeiras e sistemas de som, também requerem atenção e devem estar afastados de piscinas e outros locais que ofereçam risco de acidentes.