O Centro de Atenção Psicosocial de Álcool e Drogas (Caps AD II) de Ferraz de Vasconcelos já deu início aos atendimentos na última segunda-feira, dia 14. Mas a inauguração foi oficializada em solenidade, na manhã de ontem, pelo prefeito em exercício José Izidro Neto (PMDB). Na ocasião também estavam presentes o secretário Municipal de Saúde Juracy Ferreira da Silva e os vereadores do município.
A unidade, instalada na rua Lutécia, no Jardim Dayse, tem capacidade para atender até 220 pessoas por mês e a nova estrutura também vai contribuir para desafogar o Ambulatório de Saúde Mental, que também atendia os pacientes do Caps AD em uma sala do prédio. Para o prefeito José Izidro (PMDB), o Caps AD tem grande importância para o município. "É um grande equipamento social. É uma forma de valorizar o ser humano", avaliou.
Segundo o coordenador de saúde mental Ricardo Jacques Peres, a demanda é muito grande e a nova estrutura vai trazer mais condições para atender os pacientes que necessitam de tratamento específico. "Temos o Ambulatório de Saúde Mental que fica na Vila Santo Antônio e faz grande parte dos atendimentos. Mas tínhamos a necessidade de um equipamento específico para o tratamento de álcool e outras drogas, por conta da grande demanda", avaliou. "Temos uma equipe multiprofissional composta por psiquiatra, enfermeiros, psicólogos e assistente social", destacou Peres.
O psicólogo e gerente da nova unidade do Caps II de Ferraz Gilberto Gouveia informou que o centro deve atender cerca de 40 pacientes por dia, embora tenha capacidade até para 80. "Aqui atendemos de portas abertas. É só chegar que já teremos os técnicos para atender sem a necessidade de encaminhamento", explicou. Ele ainda destacou o fato de a nova estrutura trazer melhores condições para os tratamento dos pacientes do município. "Antes, não tinha como atender todo mundo, a gente brigava por uma sala, mas já atuava com uma equipe especializada de atenção aos dependentes de álcool e drogas. Agora, a qualidade vai melhorar pelo espaço digno que temos para atender as pessoas", frisou Gouveia.