Mesmo sem saber por quanto tempo permanecerá no cargo, o prefeito em exercício de Ferraz de Vasconcelos, José Izidro Neto (PMDB), pretende retomar e acelerar algumas obras na cidade, entre elas a conclusão da Praça do Esporte e da Cultura (PEC) da Cidade Kemel, que será entregue à população nos próximos dias.
O político está substituindo o prefeito Acir Filló (PSDB), que foi afastado do cargo por determinação da Justiça na última sexta-feira em função de um processo de investigação referente a uma concorrência pública.
Segundo Izidro, as obras da PEC, construída com recursos do governo federal, já estão praticamente concluídas. "Estamos terminando nossa contrapartida lá para que aconteça a inauguração logo. Também queremos retomar as obras da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Yone, que está paralisada", completou.
O prefeito afirmou ainda que se trata de um desafio assumir a cidade nesse momento de crise vivido em todo o País. "Temos que trabalhar bastante, porque a dificuldade financeira é muito grande. Na reunião de anteontem, foi tratado sobre a redução de despesas com os secretários municipais. Também estamos diminuindo o número de comissionados, sendo que já foram cortadas 140 pessoas para reduzir o valor da folha de pagamento. Essa ação já vinha sendo feita pelo antigo prefeito", declarou.
A manutenção dos serviços essenciais, como saúde e educação, vai continuar, segundo Izidro. "O que não estamos conseguindo fazer são novos investimentos para construir escolas, creches e UBSs, por exemplo". Ele reforçou ainda que participa das reuniões do Consórcio de Desenvolvimento dos Município do Alto Tietê (Condemat) e que a crise não afeta apenas Ferraz, mas toda a região.
Processo
Filló foi afastado do cargo por ter dificultado o processo de investigação que está sendo feito pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que integra o Ministério Público Estadual (MP), para apurar uma possível fraude em um processo de licitação realizado em 2013 para contratação de uma empresa responsável pela coleta e destinação do lixo da cidade.
"Eu não acompanhei o andamento das licitações e também não participei da diligência feita aqui na prefeitura em busca de possíveis provas e documentos", explicou o prefeito em exercício. De acordo com ele, a situação atual abala os funcionários da prefeitura e também a população, mas disse estar confiante de que tudo será resolvido em breve. "Acredito que o prefeito Filló voltará logo para a prefeitura", concluiu.