A Secretaria de Saúde de Poá promoveu ontem um treinamento com cerca de 40 enfermeiros para capacitá-los na utilização correta de testes rápidos de dengue. De acordo com o secretário Alexandre Russo Cardani, a pedido do prefeito Marcos Borges (PPS), foram adquiridos 4 mil kits que serão utilizados pela rede básica municipal.
Os testes que foram entregues ontem farão a identificação da doença por meio da análise de amostras de sangue. "Com base na orientação do Ministério da Saúde, iremos priorizar a utilização dos testes em gestantes, crianças, recém-nascidos e idosos", adiantou o secretário.
Os kits serão utilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de acordo com a determinação dos médicos e enfermeiros. "Será possível fazer o diagnóstico da doença, no entanto, a equipe técnica, que é composta por profissionais da Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores e Atenção Básica, irá se reunir para definir qual a forma a ser trabalhada e quais os critérios estabelecidos para a utilização dos testes", disse Cardani.
Além do teste rápido da dengue, a Secretaria de Saúde utiliza também "a prova do laço", método que indica se o paciente está com dengue e o preenchimento de notificação compulsória que permite fazer o controle da doença.