A Caixa Econômica Federal vai iniciar na semana que vem a entrega dos 600 apartamentos dos conjuntos habitacionais Avenida Paulista I e II, no Jardim Monte Cristo, em Suzano. A última previsão era de que ocorresse no início do ano que vem, mas a medida de antecipar a convocação das famílias já selecionadas pela administração municipal para que recebam as chaves dos apartamentos foi tomada para evitar que mais invasões voltem a ocorrer nos condomínios. No sábado passado, as unidades ficaram ocupadas irregularmente durante algumas horas por cerca de 200 famílias, que só saíram de lá após negociação com a Polícia Militar.
De acordo com a Caixa, todos os apartamentos serão entregues aos beneficiados em perfeito estado de conservação. Uma vistoria será realizada nos próximos dias e, caso tenha havido alguma depredação nas unidades, os reparos devidos serão realizados antes da convocação das famílias que irão morar nos condomínios.
A invasão das unidades aconteceu às 6h30 do último sábado, quando 15 seguranças de uma empresa contratada pela Caixa, responsável pelas obras, trabalhavam no local. "Eles chegaram com tudo que se possa imaginar para entrar e ficou complicado segurar todo mundo", destacou um vigilante, que não quis se identificar. Os invasores estouraram os cadeados dos portões e as fechaduras das portas. "O prejuízo foi grande. Sem contar que quebraram janelas e luzes de emergência". 
 Reforço
Por causa disso, o serviço de segurança particular feito nos empreendimentos foi reforçado com a ajuda de policiais militares. Eles têm ficado principalmente nos fundos do terreno, localizado na avenida Paulista. "Desde domingo está tudo tranquilo, mas estamos em alerta para qualquer movimentação diferente por aqui", disse o vigilante.
Os condomínios, construídos com recursos estaduais do programa "Casa Paulista" e federais do "Minha Casa, Minha Vida", já estão praticamente concluídos, restando apenas alguns acabamentos na área comum. As unidades serão destinadas a famílias de baixa renda, com rendimento mensal de até R$ 1,6 mil.
Outro caso
As invasões têm se tornado recorrentes em Suzano. No último dia 20, mais de 300 famílias invadiram o empreendimento no Residencial Nova América, em Palmeiras. Conforme o Dat apurou, a obra estava paralisada e somente uma equipe de segurança era mantida no local. Os invasores permanecem na unidade. O mesmo acontece no Jardim Carla, onde o Residencial Santa Cecília segue ocupado irregularmente desde julho.