A campanha Novembro Azul pretende realizar 3,4 mil exames de sangue para identificar o câncer de próstata. Os homens que tem idade entre 45 e 70 podem procurar uma unidade de saúde e agendar o procedimento. As informações foram divulgadas durante o lançamento da campanha.
Na ocasião, foi realizado o balanço do Outubro Rosa, que esse ano fez 1.768 mamografias, um crescimento de 40% em relação aos 1.278 exames feitos no mesmo período de 2014. Durante a ação, 14 mamografias apresentaram risco de câncer de mama, desde total, três casos foram confirmados.
O Novembro Azul foi lançado pelo secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, em parceria com a presidente do Fundo Social, a primeira-dama Mara Bertaiolli. Um dos grandes desafios encontrados em Mogi ainda é o preconceito dos homens em fazer o exame preventivo do câncer de próstata. Cusatis ressaltou que a doença é identificada, primeiramente, por meio de um simples exame de sangue, caso o resultado apresente alteração é que outros procedimentos são realizados.
Os casos suspeitos serão informados para a Secretaria de Saúde em um prazo de dois dias e o paciente será encaminhado para um urologista. "Em 2014, realizamos 1,7 mil exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e temos a possibilidade de dobrar este atendimento. O importante é fazer o diagnóstico precocemente. Percebemos que é importante ficarmos depois das palestras, pois é nesse momento que os homens vêm tirar dúvidas", informou Cusatis. Ao longo do mês uma série de atividades será desenvolvida para divulgar a campanha. O "dia D" do Novembro Azul será no dia 25. A iniciativa contará com orientações sobre a prevenção de hipertensão e diabetes.
Sobre o Outubro Rosa, o secretário informou que o número de mamografias superou a expectativa. "Estávamos preparados para um crescimento de 15%, mas tivemos um aumento de 40%. Todas as mulheres que tiveram exames alterados serão encaminhadas para tratamento, que é feito pelo Estado.
A campanha foi encerrada, mas as mogianas podem continuar agendando as mamografias. No mês de aniversário, ligamos para as mulheres que ainda não fizeram o exame para agendar", esclareceu. A campanha realizou  2.941 exames de papanicolaou, 220 ultrassonografias de mamas e outros 549 exames desse tipo foram agendados para novembro.