Hoje em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa o deputado Luiz Carlos Gondim, Lider do Solidariedade, falou sobre a situação da água em Mogi das Cruzes que se encontra com acúmulo de manganês, que há cerca de 10 dias mudou a coloração da água distribuída para a população e alterou os hábitos de consumo, isso sem contar os gastos extras que os mogianos estão tendo para evitar o problema, além do alto índice de consumo de água por deixarem as torneiras abertas para tentar eliminar a água suja.
Como médico o parlamentar ressaltou seu dever de informar que o excesso de manganês acumulado no fígado e no sistema nervoso central, provoca sintomas do tipo “Parkinson”, uma doença extremamente degenerativa.
Outro assunto abordado por Gondim foi a necessidade do Governo Estadual, juntamente com o Ministério da Saúde, realizarem uma campanha para evitar a proliferação do vírus chikungunya, em virtude de haverem sido confirmados 36 casos no estado de São Paulo e notadamente por haver três casos em Mogi.
O parlamentar também falou das consequências do desastre ambiental de Mariana (MG). “A lama e todos os rejeitos químicos já chegaram ao mar do Espírito Santo. Se não houver uma ação urgente, esse desastre poderá afetar o estado do Rio de Janeiro, Sul da Bahia e talvez em São Paulo”, concluiu Gondim.