Ainda dá tempo de se inscrever para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2016. As inscrições, que devem ser feitas exclusivamente pela Internet, vão até às 15 horas da próxima terça-feira, dia 10.
Em Mogi das Cruzes, a Etec Presidente Vargas oferece 640 vagas distribuídas nas modalidades ensino técnico integrado ao médio e o ensino técnico. A novidade é que não haverá mais o ensino médio regular como nos outros anos.
Para concorrer a uma das vagas do ensino integrado o candidato deve ter concluído o ensino fundamental nas modalidades regular. Já aqueles que pretendem cursar o técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do ensino médio.
A inscrição para o processo seletivo deve ser feita pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. Para efetiva-lá é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 30 em qualquer agência bancária, conforme orienta o coordenador do Vestibulinho da Etec Presidente Vargas, Claudio Ferreira Santos. 
"Ao concluir o processo de inscrição automaticamente é gerado um boleto no valor de R$ 30. Sem o pagamento não há como o candidato fazer o exame porque a inscrição não foi efetivada", explica.
Para facilitar o acesso àquelas pessoas que não possuem Internet em casa ou encontram dificuldades de fazer a inscrição, a unidade mogiana criou um balcão de atendimentos, que funciona das 15 às 21 horas, na própria unidade. O interessado em se inscrever devem estar munido de CPF e documento de identidade.
Recomendações
Santos recomenda que os candidatos estudem as provas dos anos anteriores. "No site do Vestibulinho estão disponíveis as provas e gabaritos das últimas edições do processo seletivo. É uma ferramenta muito útil", orienta. Por fim, ele destaca que o processo é uma ótima oportunidade para quem deseja cursar o ensino técnico gratuitamente. "Na situação atual em que estamos é difícil encontrar um curso técnico gratuito, então está é uma ótima chance. Além disso, os cursos servem como base para que, futuramente, o aluno ingresse no ensino superior", concluiu.