A greve dos médicos peritos da Previdência Social já segue há 59 dias e ainda não tem previsão de acabar, segundo informou a Associação Nacional dos Peritos da Previdência Social (ANMP), que criticou a falta de interesse do Ministério do Planejamento em negociar as reivindicações dos profissionais. No entanto, a pasta afirma que está empenhada em encontrar uma solução para encerrar a paralisação.
O Alto Tietê tem três agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que totalizam 33 peritos nos municípios de Suzano (11), Itaquaquecetuba (7) e Mogi das Cruzes (15). Segundo informações do delegado regional da ANMP de Guarulhos e Alto Tietê, Osvaldo Mangolim, todas as unidades tem, no mínimo, 30% dos peritos trabalhando.
Mangolim destacou o fato de o governo federal não atender as reivindicações e facilitar as negociações. "O governo não se posiciona. Parece que não há interesse, pois eles estão arredios", avaliou. "Nós estamos abertos a negociações e dispostos a resolver isso e por fim na greve, mas precisamos ser atendidos".
O delegado regional ainda destacou o fato de a perícia ser uma profissão de risco. "nós somos xingados, ameaçados e tem até casos de agressão física", contou. Os profissionais reivindicam restruturação da carreira, recomposição salarial e melhores condições de trabalho. "Tem milhares de perícias que não são feitas e não são contratados novos peritos".
O Ministério do Planejamento informou que tenta encontrar uma solução que leve ao fim da greve, inclusive, no dia 27 de outubro, houve uma reunião com o secretário de Relações de Trabalho da pasta, Sérgio Mendonça, e o secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas. A redução da jornada também está entre as reivindicações de 40 para 30 horas semanais, sem a redução da remuneração. "Esta questão está sendo estudada e avaliada pela banca de governo", garantiu o Ministério do Planejamento afirmando que, nos próximos dias, uma nova proposta de termo de acordo deve ser apresentada à associação. (F.F.)