Membros da direção da Escola Estadual Nanci Ferreira Cristina, em Poá, estiveram ontem na instituição para pedir que pais e alunos desocupem o prédio. Os estudantes estão no local desde sexta-feira para exigir que a instituição não deixe de atender alunos do ensino médio em 2016, conforme prevê a reorganização escolar proposta pelo Estado. 
Diretores conversaram com os alunos e alguns pais pelo portão de entrada. Segundo os profissionais, todos respeitam o movimento promovido pelos alunos, mas afirmam que a unidade precisa ser desocupada para que os professores voltem a trabalhar e para que as aulas sejam retomadas. "Estão todos cansados aí dentro, esgotados com essa situação", completou um dos membros, que não se identificou.
A ocupação aconteceu na manhã da última sexta-feira e desde então os alunos se revezem dentro da escola ao lado de alguns pais, que ajudam na organização do movimento. De acordo com a reorganização, que prevê implantação de ciclos únicos nas escolas, a EE Nanci Cristina, que hoje atende alunos do ensino fundamental (ciclo II) e ensino médio, passará a receber apenas estudantes do ensino fundamental a partir de 2016. A medida não agradou os alunos do ensino médio, que alegam falta de segurança no percurso até a nova unidade no Jardim Picosse.
No final da tarde de ontem, uma comitiva de estudantes foi recebida pelo chefe de gabinete da pasta, Fernando Padula. Eles queriam que a prova do Saresp não deixasse de ser aplicada por causa da ocupação. Foi dito a eles que só seriam atendidos se deixassem o local. Até o fechamento desta edição ainda não havia confirmação da saída dos manifestantes. (C.M.)