A Comissão Permanente de Vereadores (CEV) pelo Desenvolvimento Econômico apresentou na sessão da quarta-feira anteprojeto de lei que propõe a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de um fundo municipal. O texto precisa ser analisado pelas comissões responsáveis antes de seguir para votação.
Tanto o conselho quanto o fundo serão ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social. Esse fundo seria formado por repasses oriundos da administração municipal, convênios, doações entre outros recursos. Os valores arrecadados seriam responsáveis por financiar projetos de iniciação técnico-cientifica, para elaboração de teses e monografias de graduados e pós-graduados, além de realizar eventos técnicos ou científicos e instalação ou manutenção de incubadoras de base tecnológicas.
O Conselho Municipal seria composto por 23 conselheiros, entre representantes do poder público, universidades e da sociedade civil. O objetivo é incentivar e fomentar o empreendedorismo e inovação tecnológica na cidade. De acordo com o presidente da CEV, o vereador Caio Cunha (PV), o fundo municipal seria uma forma das empresas investirem em programas de desenvolvimento tecnológico.