A Secretaria de Saúde de Poá realiza a ação de vacinação contra o HPV, que além de ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), acontece também nas escolas do município. O objetivo é imunizar o maior número de meninas de 9 a 13 anos (público alvo da campanha), contra o Papilomavírus Humano, vírus que causa 90% dos casos de câncer de útero.
De acordo com o secretário de Saúde, Marco Antônio Grandini Izzo, essa nova metodologia de atuação, ou seja, a de ir até as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, permite também propagar a informação sobre a importância da vacina para prevenção. "Primeiro a equipe de Saúde ministra uma palestra sobre o assunto às estudantes e a imunização só é feita diante da autorização por escrito dos pais e responsáveis, que também recebem todas as informações pertinentes ao assunto. Mas vale lembrar que a vacina é essencial para imunizar contra este vírus, que um dos responsáveis por causar o câncer de útero", explicou.
Este tipo de ação nas unidades de ensino já resultou em 353 meninas vacinadas até o dia 6 de novembro e, contando com as que foram imunizadas nas UBSs, este número chega a um total de 1.389 vacinadas, o que já representa 55% do público alvo, uma vez que levantamento da Saúde aponta que a cidade tem 2,5 mil meninas nesta faixa etária. Ao todo, 13 escolas já receberam a ação e mais 10 serão visitadas pela equipe de Saúde nos próximos dias.
Segundo explicou o secretário, a campanha se concentra na aplicação da primeira e da segunda dose da vacina contra o HPV. "Algumas meninas não tinham tomado a primeira dose, por receio dos pais ou responsáveis, por isso se faz importante a palestra sobre o assunto. Oriento que a segunda dose é aplicada após seis meses da primeira e a terceira até cinco anos", disse o chefe da pasta.
A Secretaria de Saúde informou que a vacina contra o HPV já faz parte do calendário de vacinação, portanto é encontrada nas unidades de saúde do município.