Com objetivo de combater enchentes e, principalmente em favor da natureza, a Prefeitura de Poá iniciou o trabalho de limpeza e desassoreamento do córrego do Jardim Tamandaré, serviço que inclui também o plantio de 150 mudas de árvores nativas no entorno do rio para fomentar no local a chamada ilha verde.
A ação denominada de 'Córrego Limpo' é executada por duas secretarias do município, a de Meio Ambiente e Recursos Naturais e a de Serviços Urbanos (SSU), conforme solicitação do prefeito Marcos Borges.
O trabalho iniciou dentro das metas estipuladas, sendo que a primeira parte compete em desassorear parte do leito do córrego, mais precisamente na extensão da Rua Stelio Di Nolla, extraindo dele terras e sedimentos, bem como vegetação morta para captar mais água do entorno. As secretarias municipais informaram que os sedimentos extraídos serão destinados a área de transbordo municipal para secagem e depois serão enviados ao aterro de inertes.
O segundo objetivo, conforme explicou a pasta de Meio Ambiente, é efetuar o plantio. As árvores serão frutíferas e floríferas. Entre as espécies estão manacá; quaresmeira; aroeira; ameixeira; entre outras. "Será uma ilha verde para abrigar pássaros e animais regionais', disse o secretário de Meio Ambiente, José Edilson Marques Dias.
Outro foco será tornar o local acessível à população para utilizar como área de lazer ambiental e assim a possibilidade da interação homem e natureza, visando à educação ambiental e ações de preservação.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Ezequiel Jacinto, máquinas são utilizadas para o trabalho, que tem por objetivo também a prevenção a enchentes, serviço prevendo o período de chuvas que ocorre a partir da primavera e principalmente no verão. "Com a limpeza e o desassoreamento, a água tem maior vazão", afirmou.
A previsão para o trabalho, são cerca de dez dias para o desassoreamento e sete dias para fazer o plantio de mudas.