A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de suas diversas Secretarias, tem se dedicado ao longo dos últimos meses a um trabalho de conservação e qualificação do Parque Botyra Camorim Gatti. Situado em local estratégico e frequentado diariamente por centenas de cidadãos, o parque é um espaço destinado ao lazer, à prática de esportes e à promoção da qualidade de vida. Por isso, ele vem recebendo serviços múltiplos, desde paisagismo, até uma maior atenção no que se refere à segurança e o combate à pichação, passando ainda por iniciativas como a Escola Mirim de Trânsito.
Nesta última semana, o foco foi o trabalho de paisagismo, que recebeu um complemento ao primeiro grande plantio, realizado no mês de setembro. Cinquenta mudas de gardênia foram plantadas nas margens do passeio pavimentado do parque, criando um corredor de flores para quem caminha pelo parque. A espécie chega a atingir os 2 metros de altura e exala agradável odor, o que contribui para o embelezamento do parque e cria um ambiente ainda mais agradável.
A manutenção dos jardins é feita por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Além do corte mensal da grama, eles regam e cuidam também das árvores e das flores. Próximo às quadras esportivas, o público pode contemplar 12 canteiros com espécies como calêndola, amor perfeito, cravina, onze horas, boca-de-leão, lavanda, petúnia, gazânia, lantana, lobélia, tapete mágico e tarjetão. O parque recebeu também o plantio de árvores, com a participação e o envolvimento de funcionários da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Além disso, uma equipe foi destacada para combater diariamente a pichação no parque. Sempre que algo é detectado, a pichação é coberta e a pintura é refeita nas primeiras horas da manhã. Esta tática, comprovadamente, desestimula a prática, uma vez que o resultado não chega a ser visto por ninguém na luz do dia. Há também uma equipe de manutenção, que percorre diariamente o espaço para verificar a necessidade de limpeza de equipamentos ou manutenção de pintura. As intervenções necessárias são realizadas imediatamente.
Todas essas ações integram o projeto para qualificar a presença da comunidade no parque, afastando pessoas ligadas ao consumo de drogas e crimes. Entre as ações que estão sendo desenvolvidas, está o projeto Agito no Parque, que leva atividades e uma grande aula de ginástica para a população, e a Escola Mirim de Trânsito, que atende escolas municipais, com atividades de educação para o trânsito.
Neste ano, já foram realizadas oito edições do projeto Agito no Parque, cada uma com um tema específico, como Carnaval, Mês das Mulheres, Festa Junina, Mês da Amizade, Mês dos Pais e campanha Outubro Rosa. Já a Escola Mirim de Trânsito está em atividades desde abril deste ano e atende alunos da Rede Municipal de Ensino, com aulas práticas sobre o comportamento seguro em ruas e avenidas, além de atividades esportivas monitoradas por professores. Tudo isso em uma pista construída no parque, onde os alunos podem se familiarizar com sinalizações verticais e horizontais, faixa para pedestres, semáforo e rotatória.
Tudo o que é desenvolvido diariamente no parque recebe monitoramento 24 horas, por meio das câmeras da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) e a parceria entre Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil. “É um trabalho integrado, que visa garantir tranquilidade e segurança para quem frequenta o parque. O parque Botyra é um espaço destinado ao lazer e aos esportes, portanto este empenho multidisciplinar tem como objetivo fazer com que o espaço cumpra sua vocação e se mantenha bem conservado e seguro”, destaca o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno.