O prefeito Marco Bertaiolli e o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira participaram ontem do lançamento do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Mogi das Cruzes terminou na faixa B , muito efetiva, a maior alcançada por todos os participantes do estudo.
Os índices que mais contribuíram para o bom desempenho mogiano foram a educação, intitulado i-Educ/TCESP e o i-Cidade/TCESP, que se refere ao planejamento municipal na proteção dos cidadãos. Ambos ficaram na faixa A -
altamente efetiva, a mais alta pontuação prevista no estudo. No caso da educação, o Tribunal levou em conta informações sobre avaliação escolar, Conselho e Plano Municipal de Educação, infraestrutura, merenda escolar, qualificação de professores, transporte escolar, quantitativo de vagas, material e uniformes escolares. Já o i-Cidade considerou aspectos como Plano de Contingência, identificação de riscos para intervenção do poder público e infraestrutura da Defesa Civil.
Mogi também teve ótimo desempenho, faixa B - "muito efetiva" em saúde, fiscal, meio ambiente e tecnologia da informação. Em saúde, o Tribunal deu ênfase aos processos realizados pelas prefeituras: Atenção Básica, Equipe Saúde da Família, Conselho Municipal da Saúde, atendimento à população para tratamento de doenças como tuberculose, hanseníase e cobertura das campanhas de vacinação e de orientação à população.
Para a definição do i-Fiscal/TCESP pesou a análise da execução financeira e orçamentária, das decisões em relação à aplicação dos recursos vinculados, da transparência da administração municipal e da obediência aos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. No meio ambiente, levou-se em consideração informações sobre resíduos sólidos, educação ambiental, estrutura ambiental e conselho ambiental. Já a análise do Índice Municipal de Governança de Tecnologia da Informação mediu o conhecimento e o uso dos recursos de Tecnologia da Informação em favor da sociedade.
"Mais uma vez temos a honra de ver Mogi se destacando com um excelente desempenho entre os demais municípios paulistas. A cidade já foi considerada uma das melhores do país para se viver e ficamos muito felizes e satisfeitos por esses novos e bons resultados. Temos investido fortemente ao longo dos últimos nas mais diversas áreas de atendimento e com um único objetivo, que é o de melhorar a qualidade de vida da população", destacou o prefeito, Marco Bertaiolli.