Em 17 meses de funcionamento, o "Mais Mulher - Centro Especializado na Saúde da Mulher" de Ferraz de Vasconcelos, realizou 25.070 atendimentos - uma média de 73 mulheres diariamente. Os dados que foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam, entre os acolhimentos feitos desde a inauguração da unidade, em 23 de maio de 2014, um exame que obteve maior demanda - ultrassonografia, com 4.322.
Os demais atendimentos também recaem, principalmente, em consultas médicas, incluindo colposcopia, biopsia e cauterização, procedimentos de enfermagem e exame citopatologico de colo, planejamento familiares, mamografias e exames laboratoriais.
Localizado na Vila Corrêa, no cruzamento das ruas Marechal Candido Rondon e América, o Mais Mulher, conta com uma equipe de 22 colaboradores: dois na administração, três na recepção, quatro médicos, quatro auxiliares de enfermagem, três técnicos de Raio-X, um psicólogo, um assistente social, um enfermeiro e três pessoas em serviços gerais.
O Mais Mulher, de acordo com o secretário de Saúde de Ferraz, Juracy Ferreira da Silva, é referência como um centro de especialidades voltado para a mulher em todo o Alto Tietê. "Durante este período de atendimento, muitas ferrazenses foram atendidas. Vale frisar que o equipamento não é uma unidade de porta aberta, mas sim um local para um cuidado especial e específico", afirma.
Segundo o prefeito em exercício de Ferraz, José Izidro Neto, o Mais Mulher representa um ganho enorme para a saúde da mulher, principalmente pelo fato de contar com exames de mamografia, que antes da atual gestão havia uma grande fila para fazer o exame. "Nossos equipamentos são de última geração, como exemplo, nossas mamografias são digitalizadas. Isso tudo é um grande avanço para Ferraz", finaliza Izidro.
A paciente que quiser realizar alguns destes procedimentos precisa agendar uma consulta em uma das 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que a partir do diagnóstico realizado, será encaminhado para um procedimento mais invasivo e detalhado no Mais Mulher. Informações pelo telefone 4674-5124.