Um projeto de lei de autoria do presidente da Câmara Municipal, Antonio Lino da Silva (PSD), quer garantir o direito das mães amamentarem em estabelecimentos públicos e privados. De acordo com o parlamentar, a proposta estimula o aleitamento materno e faz com que as mulheres tenham o direito de amamentar em lojas ou shopping, por exemplo.
Silva destacou que o aleitamento materno é uma recomendação do Ministério da Saúde e que ajuda a prevenir uma série de doenças, além de colaborar na recuperação das mães. "Este projeto já foi sancionado na capital paulista. A criança não espera para ser amamentada. Já tivemos casos em que as pessoas reclamaram que o dono da loja pediu para que as mães que estavam amamentado saíssem do local ou que procurassem outro lugar para amamentar", acrescentou.
De acordo com o vereador, a proposta é válida tanto para estabelecimentos particulares quanto públicos. "O objetivo do projeto é garantir o direito de amamentar. As pessoas deviam ficar felizes por uma criança ser amamentada, pois o aleitamento previne várias doenças. No entanto, muitas mães foram retiradas de dentro de alguns comércios e setores públicos por amamentar", disse. (L.N)