Romances, espíritas e infantis são os títulos mais procurados na Feira de Livros, desenvolvida pela Companhia Livros na Cidade, que costuma promover eventos desse gênero em São Paulo. Em sua primeira edição no Alto Tietê, a iniciativa, que tem atraído centenas de visitantes, ocorre na Praça João Pessoa, em Suzano, e pode ser visitada até o dia 13 de novembro, de segunda-feira a domingo, das 8 às 21 horas. As obras comercializadas contam com um valor acessível, a partir de R$ 5. A atração é promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
Apaixonada por livros que tratam de assuntos históricos, a cozinheira escolar Aurea Araújo de Carvalho, de 58 anos, acredita que a iniciativa proporciona às pessoas a oportunidade de obter cultura e conhecimento de uma forma mais em conta. "Estou procurando livros que tratam da Segunda Guerra Mundial, especialmente o 'O Diário de Anne Frank', que é uma história que me interessa muito. Acredito que feiras como essa incentivam as pessoas a lerem mais, ainda mais pelo fato de as obras estarem sendo vendidas com um valor abaixo das livrarias", comenta.
De acordo com o educador multimídia Egídio Santos Rocha, 35, um dos organizadores do evento, a ideia da Feira do Livro é colocar a Literatura à disposição da comunidade. "Como faço parte da área da Educação, sempre acompanho eventos literários. Conheci a Feira de Livros em São Paulo e resolvi trazê-la para Suzano. Ter um evento desse cunho na cidade é importante para a população, porque mostra que a Literatura pode ser acessível às pessoas", acredita.
Com os olhos atentos na mesa dos livros espíritas, a auxiliar operacional Alessandra Bagatin, 38, estava em busca de um título que chamasse a sua atenção. "Resolvi dar uma passada na Feira de Livros para procurar algo que despertasse a minha atenção. Não vim em busca de um livro específico, mas acredito que os de gênero espírita transmitem paz e conseguem me acalmar", revela.
Quem também estava à procura de uma obra para ler é o filho de Alessandra, o estudante Leonardo Bagatin, 17. "Estou adquirindo o hábito da leitura aos poucos, porém, gosto de comprar títulos voltados ao terror e à fição, que são assuntos que me interessam bastante. Espero encontrar algo que me interesse, porque os preços estão bons", finaliza.