O Centro de Saúde (CS) 24 horas de Itaquaquecetuba, inaugurado no último dia 8 de setembro, no aniversário da cidade, atendeu cerca de 20 mil pessoas nos primeiros 30 dias de funcionamento, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde.
A média de atendimento diário do equipamento público é de 700 pacientes, que tem a capacidade para acolher 800 pessoas por dia. Ainda segundo dados da pasta, o percentual de procura pelas especialidades corresponde a 60% para clínica geral, e 40% para pediatria.
O CS 24 horas oferece, durante o dia, três clínicos gerais e três pediatras. Já no período noturno atendem três clínicos e dois pediatras.
Os dados fornecidos pela Secretaria apontam ainda que 85% dos usuários do sistema se dizem satisfeitos com o acolhimento recebido no CS, que utiliza o mesmo sistema da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), intitulado Protocolo de Manchester, que prioriza casos mais graves, por meio de uma classificação de risco, dividida em cores. Pacientes classificados nas cores vermelho ou amarelo (casos mais graves), tem prioridade no atendimento, com o objetivo da estabilização do quadro do paciente, de forma imediata. As cores azul ou verde, de menor gravidade, aguardam normalmente de uma a duas horas até o fim dos procedimentos.
Com a inauguração do Centro de Saúde, ou seja, do segundo pronto socorro a funcionar na cidade, a UPA passou a receber menor quantidade de pacientes. Até setembro, a Unidade recebia cerca de 1.200 pacientes por dia. Com a divisão no atendimento, o movimento na UPA caiu cerca de 50%. Hoje a procura pelos serviços do local é de 600 pessoas por dia.