O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) cobrará o retorno dos secretários estaduais sobre as demandas apresentadas pelo grupo neste ano. A decisão foi tomada ontem, durante a 7ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica Legislativa, realizada na Câmara de vereadores de Biritiba Mirim.
Ao longo de 2015, o grupo de trabalho contribuiu para as pautas de reivindicações regionais apresentadas pelos prefeitos aos secretários Patrícia Iglecias, de Meio Ambiente; Clodoaldo Pelissioni, de Transportes Metropolitanos; Duarte Nogueira, de Transportes e Logística; David Uip, de Saúde; Rodrigo Garcia, de Habitação; Alexandre de Moraes, de Segurança Pública; e Floriano Pesado, de Desenvolvimento Social.
Para os representantes do Poder Legislativo, as áreas que mais precisam de atenção são as de saúde e segurança. "Apesar de algumas solicitações já terem sido atendidas, é preciso acompanhar, por exemplo, a questão dos atendimentos e cirurgias ortopédicas na região e ainda a falta de policiais e delegados nos municípios da região", explicou o coordenador da câmara técnica e presidente da Câmara de Poá, Mário Massayoshi Kawashima, o Mário Sumirê.
Segundo o presidente da Câmara de Suzano, Denis Claudio da Silva (DEM), o grupo decidiu focar os esforços para cobrar o retorno do governo estadual. "Temos que cobrar o posicionamento de cada um dos secretários que realizamos reuniões e apresentamos as nossas demandas", disse. "O Alto Tietê é uma região muito importante para o governo estadual e o mínimo que esperamos é o retorno das solicitações", avaliou.
Para Suano, são três as prioridades: implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), onde hoje funciona o Ambulatório de Especialidades municipal, quando será possível realizar consultas com especialistas (cardiologistas, endocrinologistas, neurologistas, pneumologistas e gastroenterologistas), além de fazer todos os exames médicos. São demandas suzanenses também que o 2º Distrito Policial do Boa Vista funcione 24 horas, além da reativação e funcionamento também 24 horas da Base Operacional do Policiamento Rodoviário localizado na rodovia Índio Tibiriçá (SP-31).
Em relação à área da saúde, além de rever as demandas apresentadas a David Uip, a câmara técnica também pretende verificar com o Governo do Estado a possibilidade das cidades receberem a carreta-móvel equipada com ultrassom e mamógrafo para atender a demanda reprimida de mulheres que necessitam de exames.
O grupo de trabalho irá elaborar um documento com a relação das solicitações para acompanhar a tramitação das demandas nas secretarias do Estado.