Mais de 60 mil pessoas devem visitar os cemitérios da região durante o feriado de Finados, entre sábado e a próxima segunda-feira. As prefeituras da região já se organizam para receber esse público. Entre as ações realizadas estão a manutenção dos cemitérios e organização dos comerciantes que venderão flores e alimentos para os visitantes.
Em Suzano, os cemitérios municipais São Sebastião, na Vila Figueira, e São João Batista, na região do Raffo, ficarão abertos das 8 às 18 horas. São esperadas 16 mil pessoas nos dois locais e por isso a prefeitura já designou agentes de trânsito para orientação de pedestres e motoristas. Para receber o público, a administração realiza trabalhos de limpeza, roçagem, pintura, poda e demais adequações nos dois espaços.
Para organizar as visitas e manutenções dos jazigos por parte dos familiares, a prefeitura comunicou os proprietários de que até amanhã são permitidos apenas serviços de limpeza e lavagem. Não serão autorizadas obras ou outros serviços entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.
Em Arujá, nenhum trabalho especial foi realizado em virtude de ser feita manutenção durante o ano todo nos cemitérios municipais, segundo a prefeitura. A estimativa é que 5 mil pessoas visitem os túmulos e jazigos das 7 às 19 horas. A limpeza é permitida até sábado, mas o uso de mangueiras está proibido. Uma missa será celebrada na segunda-feira, às 8 horas, no cemitério central, e outra às 10 horas, no cemitério do Centro Industrial.
De acordo com a diretora administrativa dos cemitérios de Itaquaquecetuba, Alessandra Santos Miranda, estão sendo realizados nos dois espaços existentes na cidade serviços de pintura das capelas e prédio administrativo, capinação, jardinagem, decoração, identificação das quadras com placas de indicação e também a dedetização das ruas internas, além da melhoria na acessibilidade para cadeirantes e pessoas com algum tipo de deficiência física e visual.
Para o Dia de Finados estão programadas várias missas. No Cemitério Caminho do Céu acontecerá às 10 horas uma celebração com o padre Alexandre de Miranda, ao meio-dia com o padre Juviniano Fragio da Silva e às 15 horas com a participação do padre Alexsandro Basseto Moreira. Já no cemitério central haverá celebração às 10 horas com o padre Luiz Renato de Paula.
Em Poá, a prefeitura espera que 15 mil pessoas visitem os túmulos. Para os dias de feriado será feito um reforço na sinalização, com a presença constante de agentes de trânsito, Guarda Civil Municipal (GCM) e até do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Estão programadas cinco missas ao longo do dia, sendo a primeira as 8 horas.
Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos de Ferraz, a limpeza dos cemitérios foi intensificada em função da data. Nas duas unidades são esperadas entre 20 e 25 mil. As visitas serão no horário normal de funcionamento, das 8 às 17 horas. Os serviços de pintura, reformas e alvenaria em geral dos túmulos serão permitidos até o dia 30. No feriado, qualquer tipo de obra está proibida.
Em todos os municípios haverá venda de flores, velas e alimentos na entrada dos cemitérios, sendo que os comerciantes estão sendo cadastrados previamente.