Mogi das Cruzes conta atualmente com 101 agentes comunitários que trabalham nas 13 unidades do Programa Saúde da Família (PSF) existentes nas regiões mais distantes da cidade. Somente neste ano, esses profissionais já realizaram 71.949 visitas domiciliares e foram responsáveis pelo cadastramento de 9.185 famílias, num total de 33.575 pessoas assistidas.
Estas e outras informações sobre a importância do trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde foram destacadas pelo secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, ontem durante uma reunião em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário, celebrado em 4 de outubro. "Vocês desenvolvem um papel de extrema importância que é levar informação e serviço de saúde na casa das pessoas. Essa é a verdadeira essência da saúde",.
Entre as ações e atividades estão: acompanhamento de gestantes e nutrizes, incentivo ao aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, orientação para o cumprimento do calendário de vacinação e de outras vacinas necessárias, promoção das ações de saneamento e melhoria do meio ambiente, orientação para prevenção do câncer de mama e outras doenças, além do combate à dengue.
"No caso das ações de prevenção à dengue, aproveito para fazer um agradecimento muito especial aos agentes comunitários de saúde que não têm medido esforços para orientar a comunidade sobre a eliminação dos criadouros".