No próximo dia 4 de outubro, um domingo, exatamente um ano após a eleição para presidente da República e para governadores de Estado, conselhos tutelares de todo o País irão eleger os novos membros, e no Alto Tietê não será diferente. Todas as dez cidades da região vão escolher o novos nomes que irão ocupar o cargo pelos próximos quatro anos.
A reportagem conversou com algumas prefeituras da região e pôde notar que, embora faltem dois meses para o pleito, os trabalhos para o dia da eleição já começaram. "Nós já criamos uma comissão eleitoral e agora estamos na fase de escolher os locais de votação", explicou Cíntia Casanova Kehr, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas).
Cíntia explica que deverão ser preenchidas cinco vagas no conselho, porém o número de inscritos é quase o dobro. "Temos 19 pessoas que se candidataram ao cargo. As cinco mais votadas serão eleitas, já os demais ficam imediatamente como suplentes. Caso um dos eleitos desista do cargo, o sexto mais votado assume o posto", informou.
Em Mogi das Cruzes, onde existem dois conselhos, serão oferecidas dez vagas para os titulares e dez para os suplentes. A cidade possui 48 pessoas inscritas no processo. "Estamos nos reunindo frequentemente e cumprindo todas as fases da eleição, além de darmos divulgação a todos os atos, que podem ser vistos no site da Prefeitura", explicou a secretária municipal de Assistência Social, Eliana Mangini. No último dia 26, a pasta municipal promoveu uma reunião com os candidatos para explicar as regras eleitorais.
Por fim a Prefeitura de Poá revelou que serão disponibilizadas cinco vagas para titulares e cinco para suplentes. Até o momento 13 pessoas se inscreveram para tentar um dos cargos. A eleição irá ocorrer em noves escolas do município.