A Câmara de Poá instaurou na noite de anteontem uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar uma denúncia anônima que aponta possíveis irregularidades na licitação para a locação de 24 veículos que teve como vencedora a empresa Estrela Turismo e Locação Ltda.
O pedido para a apuração partiu do vereador Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, que recebeu a denúncia em seu gabinete. O denunciante informou no documento que o Ministério Público e o Grupo de Atuação de Combate do Crime Organizado (Gaeco) receberiam uma cópia da denúncia.
A leitura do requerimento foi realizada durante a sessão ordinária. No objeto consta que foi aberta a licitação para a locação de 24 veículos, entre eles carros de passeio e vans, ao custo anual de
R$ 1.723.000,00. Ainda de acordo com a denúncia, a vencedora, que ofereceu o menor valor na licitação, não cumpriu os termos do acordo na íntegra, descumprindo mais de 80% dos requisitos dos veículos entregues à prefeitura e que são diferentes daqueles licitados e de menor valor de mercado.
Após a leitura, a Câmara aprovou com 16 votos, a instauração de uma CEI.
Um sorteio definiu os vereadores que passam a compor a comissão: Diogo Reis da Costa (PROS), o Diogo Pernoca, é o presidente; Alexandre Provisor (PSL) ficou como relator; e Antônio Nobre Ramos (SD), o Marquinhos Mecânico, é membro. Marquinhos da Indaiá não participou do sorteio por ser o autor do requerimento que pediu a apuração. A CEI terá 90 dias para apurar as supostas irregularidades.
Sem acesso
O Dat procurou ontem a Prefeitura de Poá para que se manifestasse sobre abertura da CEI. No entanto, a Secretaria de Comunicação informou que o governo ainda não teve acesso ao documento que apresenta a denúncia e que só se posicionará a respeito quando puder analisar o conteúdo.