O canal NET Cidade, que em Mogi das Cruzes é sintonizado pelo canal 27. A operação será encerrada no dia 30 deste mês e a NET Mídia já começa a informar os parceiros comerciais sobre a mudança. O encerramento cumpre uma ordem judicial resultado de uma ação movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, juntamente com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Com a decisão, o canal deixa de ser transmitido em todo o Brasil. A NET Mídia trabalha com a possibilidade de indicar espaços comerciais em canais parceiros, de acordo com a localidade. Em carta enviada aos parceiros, a Claro, sucessora da NET, explica que, diante da decisão judicial e como as várias tentativas e esclarecimentos para manter o canal no ar foram infrutíferas, não tem outra coisa a fazer a não ser obedecer a ordem da Justiça.
Em Mogi, atualmente são pelo menos 25 programas produzidos na cidade e veiculados pelo canal que deixarão de ser exibidos. Um deles é o "Radar com Marilei", da jornalista Marilei Schiavi.
"Certamente se fossemos avisados anteriormente, teríamos buscado outros meios e não feito a produção que fizemos", lamenta. Segundo Marilei, apesar do ocorrido, o programa será mantido. "Já é certo que ele continuará a ser exibido na Internet", contou.
A Ancine justificou a retirada dos canais Net Cidades do ar devido ao exercício irregular de atividade de programação. "O objetivo é garantir a concorrência por meio da livre, justa e ampla competição, proibindo a verticalização do setor e a sua concentração em poucas empresas".