Até o momento, Mogi das Cruzes imunizou 20.680 crianças contra a paralisia infantil, o que corresponde a 80,30% da população estimada para a faixa etária assistida pela campanha, que é de 6 meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Para atingir a meta de 95%, num total de 24.468 crianças, a Secretaria Municipal de Saúde prossegue com a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil até o dia 9 de setembro.
As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSFs) de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 17 horas. "As crianças que ainda não foram imunizadas devem comparecer à unidade de saúde mais próxima o quanto antes para garantir a proteção", alerta a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Lilian Peres Mendes.
Além da vacina contra a paralisia infantil, que é a Sabin, aplicada em gotas direto na boca da criança, as crianças com a caderneta de vacinação em atraso estão recebendo as doses necessárias para atualização. Para isso, é fundamental que as crianças compareçam à unidade de saúde portando a caderneta de vacinação para verificação e eventual atualização.
O Estado de São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. Entretanto, a doença ainda existe em países como Afeganistão e Paquistão, por isso a importância da vacinação em massa. Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato pelo telefone 4798-6768.