A Câmara Técnica de Mobilidade Urbana do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) levantou ontem as principais demandas regionais no setor de transportes metropolitanos. Os itens serão apresentados ao Conselho de Prefeitos como uma sugestão de pauta para a reunião com o secretário estadual de Logística e Transportes, Clodoaldo Pelissioni, marcada para o dia 17 de setembro.
O primeiro item que será sugerido dispõe sobre o corredor metropolitano que interliga Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos à zona leste de São Paulo. O objetivo é solicitar a retomada das obras viárias de continuação da Radial Leste, como o alargamento da avenida Jorge Bey Maluf, em Suzano, e a construção de novos trechos, entre eles a continuação da avenida Guilherme Giorgi, em Mogi.
Segundo os secretários e técnicos, este corredor metropolitano é uma ligação viária de grande representatividade para a mobilidade das cidades por ser utilizado pelo transporte coletivo e atuar como alternativa à rodovia SP-66, que corta trechos urbanos de Ferraz, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e Mogi já saturados.