Após a alta alcançada depois dos fortes temporais que atingiram o estado na semana passada, o Sistema Alto Tietê vem perdendo 0,1 ponto percentual do seu volume a cada dia. No dia 16, as represas da região operavam com 16,2%, já na manhã de ontem o nível baixou para 15,9%, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) .
Nos últimos dias não foram registradas precipitações sobre os cinco reservatórios que compõem o Sistema Alto Tietê (represas de Paraitinga, Biritiba, Ponte Nova, Rio Jundiaí e Taiaçupeba), mas a pluviometria acumulada no mês alcançou 133,1 milímetros, bem acima da média histórica de setembro, que era de 81,8 milímetros.
De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sol e as altas temperaturas devem continuar predominando, com baixos índices de umidade em quase todo o estado de São Paulo. Segundo o Instituto, o estado e a nossa região está sem condições de chuvas até pelo menos o final da semana, o que indica que os 16,2% de água acumulada nos reservatórios do Alto Tietê até ontem devem baixar ainda mais.
Outros sistemas
O nível do Sistema Cantareira também caiu 0,1 ponto percentual de sexta para ontem, quando operava com 16,4% da capacidade. O Sistema Alto Cotia, por sua vez, ontem estava com 60,6% da capacidade, 0,2 ponto porcentual abaixo do de sexta-feira. No Rio Claro, o nível caiu de 59,4% para 58,9%. Já no Rio Grande a queda foi de 0,4 ponto porcentual, e o nível ontem era de 87,5% da capacidade. No Guarapiranga, o volume de água armazenada recuou de 78,5% para 78,3%, Em todos eles, assim como no Alto Tietê, também não choveu nas últimas 24 horas.