Produções agrícolas do Cocuera e de Biritiba Ussú são alvos de criminosos que estão roubando produtos como morango e tomates. De acordo com o vereador Pedro Komura (PSDB), o problema se agravou nos últimos 10 dias. Além dos alimentos, encanamentos de irrigação e fertilizantes foram levados das propriedades. Uma reunião para discutir o assunto será feita hoje, às 19 horas, na Associação dos Agricultores do Cocuera, na rodovia Mogi-Salesópolis, com a presença de representantes das policiais Militar e Civil.
Komura informou que os roubos ocorrem na região do Cocuera, estrada do Nagao e Biritiba Ussú. "Na zona rural estão roubando morango e tomatinho, cano de irrigação e outros materiais. Estamos denunciando esta situação para que as policiais militares e civis tomem providências. Esta é uma situação preocupante. Os agricultores levam três, quatro meses ou um ano, no caso das frutas, para produzir e os produtos são levados. Não estão roubando para se alimentar, mas para revender, pois são grandes quantidades", destacou.
Segundo Komura, a falta de segurança na zona rural é um problema constante. "Antes, os criminosos furtavam fios de telefone e assaltavam os agricultores na chegada das feiras. Agora, eles estão roubando os produtos e fertilizantes. É uma situação nova. Além das dificuldades naturais, como geada e fogo em mata, os agricultores estão enfrentando lidando com ladrões. Muitas pessoas não querem mais produzir no campo por causa desta insegurança", destacou.
Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) destacou que os agricultores já sofreram com outras modalidades de crime. "Se dentro da cidade já vivemos este drama, imagina na zona rural, que é distante. Já vimos roubo de máquinas agrícolas e agora são os produtos", disse.