A Prefeitura de Suzano continua atuando no município em combate ao som alto e a perturbação do sossego público. O cumprimento da Lei do Silêncio está sendo feito por meio de ações integradas de órgãos municipais, em parceria com forças policiais. Dados do balanço fechado no último dia 21 mostram que a Administração Municipal já notificou 74 locais, dentre eles estabelecimentos comerciais e residências.
Segundo a prefeitura, todo esse resultado só foi possível graças ao empenho do prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), que priorizou o bem estar da população e levou em consideração os pedidos analisados em cada bairro da cidade, viabilizando assim a lei municipal e organizando os órgãos envolvidos para a execução das ações na prática.
A Secretaria de Defesa Civil e Social tabulou 193 demandas no total. Foram 127 averiguações in loco com todo um aparato técnico em comércios, residências e locais denunciados via Ouvidoria Municipal.
Em alguns casos específicos, foi necessário mobilizar a força policial para acabar com aglomeração de pessoas em eventos informais, os populares 'fluxos'. Nesses casos, além da multa para cada proprietário do veículo com som alto, os mesmos são apreendidos e encaminhados para o pátio municipal.
O secretário responsável pela pasta, Clóvis Paoletti, frisou que em diversas regiões da cidade o respaldo da população é nítido. "Notamos que muitos moradores ficam mais tranquilos em saber que, por meio de denúncias anônimas, as vias públicas, residências e comércios que extrapolam o limite do som são punidos com o rigor da lei. Um dos exemplos recentes foi o de uma loja de roupas e calçados que está localizada na rua General Francisco Glicério, no centro, que após ser notificada não cumpriu com as determinações e foi rigorosamente multada", comentou. Atualmente, Suzano possui 20 casos de reincidência.