A construção da unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi), na Vila Oliveira, começará no início de 2016. A expectativa da direção é que a escola comece a atender no ano letivo de 2017. De acordo com o diretor do Sesi, Roberto Xavier Augusto Filho, os projetos da unidade serão entregues à Prefeitura de Mogi das Cruzes até setembro. Depois de pronta, a escola terá a capacidade para atender entre 800 e 900 estudantes que hoje estão matriculados nas escolas da Vila Industrial e César de Souza.
Para a construção da nova unidade do Sesi, serão investidos pelo menos R$ 15 milhões. Segundo Augusto Filho, mesmo com a atual crise, o recurso está garantido. O terreno em que será construída a escola foi doado pela administração municipal. "Pela lei da doação, temos 180 dias para apresentar o projeto a contar da data do registro de doação. Esse prazo se encerra em setembro. A sede da área da engenharia do Sesi mandou o projeto e agora estamos aguardando uma certidão da Prefeitura. Já entramos com o protocolo e assim que o documento for entregue, vamos anexá-lo ao projeto e entregar para a Prefeitura", esclareceu.
O diretor explicou que depois que o projeto for aprovado, o processo licitatório para escolher a empresa que irá construir o prédio poderá levar seis meses. "Essa escola será do mesmo modelo de Ferraz de Vasconcelos. Ela terá entre 7,5 mil e 8 mil metros quadrados de área construída, contará uma quadra poliesportiva, além de um plus que ainda não podemos divulgar. A expectativa é que no ano letivo de 2017 já possamos contar com a escola", afirmou. Diferente das unidades da Vila Industrial e de César de Souza, a nova escola atenderá os alunos em tempo integral.
O Sesi de Brás Cubas está passando por uma reforma que deve ser concluída em outubro. Augusto Filho informou que as duas quadras de tênis, as duas quadras poliesportivas e a lanchonete estão sendo recuperadas, além de duas salas de aula e um laboratório de informática que estão em construção. "A ideia é acomodar melhor os alunos já atendidos. Teremos a ampliação de algumas atividades, com o Atleta do Futuro", acrescentou.
Ele ressaltou, ainda, que, desde junho, o Sesi de Brás Cubas está oferecendo cursos de educação continuada para a indústria. "Temos cursos de Gestão do Tempo, Criatividade e Inovação, Negociação e Comunicação. São cursos rápidos de 4 e 8 horas. A ideia é qualificar os empregados nesse momento que a idústria passa. Temos, ainda, uma extensa programação na área cultural", contou.